segunda-feira, 30 de junho de 2008

CIOs reprovam fim das vendas do Windows XP em caixa

Fonte: ComputerWorld

Profissionais de empresas usuárias de TI e profissionais da rede social CW Connect avaliam que a Microsoft poderá ter dificuldades maiores do que outras ocasiões.


Nesta sexta-feira (27/06), a Microsoft vai encerrar as vendas do Windows XP em caixa. Mas CIOs como Cláudio Fontes, da Spaipa, vencedor do prêmio IT Leaders 2007, e Fernando Birman, da Rhodia, não acreditam que seja uma decisão correta da empresa.

Para Fontes, por exemplo, encerrar a venda do XP não parece uma decisão inteligente nesse momento, por dois motivos. “As empresas dão sinais claros que não pretendem migrar para o Vista em virtude da capacitação de recursos humanos; e o mercado não reconhece que o Vista esteja suficientemente maduro para suportar os requerimentos das empresas”, enumera.

A estratégia de forçar a migração, o que indiretamente é o que vai acontecer, na opinião do gerente da divisão de TI da Spaipa, é o caminho contrário que as companhias buscam.

Birman, entretanto, lembra que o Windows é um produto que tem dominado o mercado pessoal e corporativo há muito tempo. “Ao longo do tempo tivemos vários ciclos em que as expectativas do seu reinado estiveram altas e baixas. Hoje, estamos vivendo mais uma vez uma época de perspectivas pessimistas”, diz.

O executivo – que atuamente está baseado em Lyon, na França – avalia que a Microsoft já jogou duro no passado, impondo a sua vontade ao mercado. “A resistência ao Vista pode trazer algum impacto negativo à Microsoft, mas nada que ela não tenha vivido antes”, completa. Por outro lado, lembra, cada vez mais empresas se mostram dispostas a correr riscos e estudar as alternativas ao Windows e a família Office.

Participantes da CW Connect, a rede social para profissionais de tecnologia da informação e telecomunicações criada pelo COMPUTERWORLD, concordam. Fábio Daniel, consultor de TI para pequenas empresas, conta que gerencia redes de cinco empresas e que ainda não aprovou a entrada do Vista em nenhuma estação de trabalho. “A exceção fica para os notebooks do pessoal de gerencia ou diretoria, já que não usam os softwares de rotina nas empresas, mas que mesmo assim enfrentam algumas dificuldades”, relata.

Outro participante da CW Connect, Horacio Fialho Moreira, consultor de TI, lembra que a própria Microsoft demonstrou estar insegura em relação a essa medida há pouco tempo, quando Ballmer declarou na Bélgica que o prazo poderia ser estendido – o que foi desmentido por outro executivo da empresa logo depois.

“Penso que eles terão dificuldades sim, uma vez que a resistência ao Vista está maior que em outras oportunidades, quando houve troca de versões do Windows”, afirma.

Pesquisa da Forrester afirma que a maioria falha em cumprir SLAs

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2008/06/27/pesquisa-da-forrester-afirma-que-a-maioria-falha-em-cumprir-slas/

A razão primária para os SLAs não serem cumpridos é que a unidade de negócios tem expectativas fora do que pode ser alcançado pela TI, segundo o Forrester.


Aproximadamente três quartos das organizações falham em atender os requerimentos estabelecidos em acordos de nível de serviços (SLAs), segundo pesquisa do Forrester Consulting - Veja dicas para fazer bons SLAs.

A pesquisa – encomendada pela Compuware Corporation – mostra que a razão primária para os SLAs não serem cumpridos é que a unidade de negócios tem expectativas fora do que pode ser alcançado pela TI.

O estudo do Forrester descobriu que 41% dos respondentes concordam que suas idéias dentro de nível de serviços é básica e que eles não normalmente provêm informação do SLA para os executivos. Outros 40% concordam que seus relatórios de falta de nível de serviço sofre da falta de informações que os executivos pediram.

“Contando com métricas focadas em tecnologia, a TI perde uma oportunidade de envolver um diálogo efetivo com os negócios para mover os serviços de gerenciamento de proatividade”, afirma Steve Tack, vice-presidente do ITSM.

Julgamento do usuário final

De acordo com Jean-Pierre Garbani, vice-presidente e analista do Forrester Research, “o último julgamento da TI e do alimento que tem com os negócios é feito pelo usuário final: se o alinhamento é visto em conformidade com a expectativa de usuários em termos de disponibilidade, desempenho, usabilidade e precisão, depois monitorar o desempenho dos usuários finais é a única forma que a TI conhece para estar de acordo com essas expectativas.

Quando perguntados sobre o custo do desempenho de aplicações pobres, 57% dos respondentes no estudo comissionado mostrou aumento dos custos para o resultado dos negócios; 48% disse que a baixa performance é resultado da perda de receita. O reporte diz que isso demonstra um claro entendimento da potencialidade dramática sobre o impacto resultante de serviços pobremente gerenciados pela TI.

Outras razões dadas para o impacto financeiro para os negócios incluírem impactos negativos para satisfação externas de clientes (48%) disrupções em produções (42%) e um impacto negativo em desempenho de vendas.



Qual solução de BLOG devo escolher

Ultimamente a moda é ter um BLOG. DIversas opções opensource estão ai.
É so baixar e configurar e comecar a usar. Qualquer usuário iniciante consegue fazer isso.

Mas a questão é: qual a melhor opção hoje.

Neste http://www.thesitewizard.com/general/wordpress-vs-drupal-vs-expression-engine.shtml voces vao achar um artigo bem interessante que faz uma comparação entre as Blogs opensource existentes no mercado



Boa leitura