quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pérolas de TI....

Pérolas de TI - O que nós temos que escutar …

Olá,

Esse post é dedicado as "pérolas" que já foram ditas dentro do
departamento de TI, pelos próprios profissionais ou usuários. O
verdadeiro momento para relaxar e rir um pouco.

Pérola 1

Durante uma reunião de projetos da empresa:

Gerente de TI : - "Como podemos encurtar o tempo do projeto?"

Coordenador de Desenvolvimento: - "Amigos, é possível instalar o banco
de dados antes do sistema operacional para adiantarmos o projeto?"

… Ocorre um momento de silêncio na sala …

Consultoria: "Ééééééé… começamos bem, heimmmm galera!"

Pérola 2

Durante uma troca de e-mails:

Desenvolvedor: - "Preciso do seu VNC?"

Coordenador de Desenvolvimento: - "OK! Estou enviando por email
(anexado VNC.EXE)"

Pérola 3

Durante o processo de suporte da uma fábrica de software:

Desenvolvedor: - "Porque as views VT_EMPREGADOS e VT_CARGOS foi criado?"

Analista de Suporte: - "Essas views que apareceram no Banco de Dados
foi o próprio Oracle quem as criou sozinhos, e isso invalidou os
outros objetos…"

Pérola 4

Conversa entre os desenvolvedores do projeto:

Desenvolvedor: - "Eu sou o Desenvolvedor Baby, fulano é o Junior e
Ciclano é o Sênior …"

Pérola 5

Conversa de almoço:

Analista Notes: - "Você viu o novo Fiat, o Fiat PONTO."

Pérola 6

Quando ocorre problemas de enviar e-mail na empresa:

Analista de Suporte: - "Porque os e-mails não estão chegando?"

Analista Notes: - "O Notes não está enviando e-mail porque o
Ar-condicionado não está funcionando e por isso o serviço de
roteamento paro!."

Analista de Suporte: - "Eitttttaaaaaaaaaaa… "

Pérola 7

Reunião de Projetos da empresa:

Analista de Suporte: - "Vou conversar com o Carlos que cuida da Venezuela"

Analista Notes: - "Não adianta o Carlos só cuida da America do Sul"

Analista de Suporte: - "Desculpa a Venezuela fica na ARABIA agora"

Pérola 8

Pergunta no lado da mesa:

Analista de Suporte: - "Qual comando para executar .exe no Linux ?"

Pérola 9

Acionando o DBA na madrugada:

Suporte: - "Alô, DBA? Estamos com problemas, todas as bases estão fora!"

DBA: - "O Link está fora? Acabo a energia?"

Suporte: - "Pior que não, porque algumas unidades estão no ar!"

DBA: - "Tente fazer um PING para a unidade São Paulo"

Suporte: - "Não consegui …

DBA: - "Tenta agora para Curitiba."

Suporte: - "Também não."

DBA: - "Faz um ping para o banco XYZ."

(Era um banco local onde o suporte estava)

Suporte: - " Também não consegui, estranho esse problema né."

DBA: - " Cara, faz o seguinte, vê se sua máquina está com o cabo de
rede conectado?"

(revoltado já)

Suporte: - "Putzzzzzz. cara, minha placa de rede estava sem nenhum cabo…"

( tu tu tu tu tu…)

DBA já tinha desligado o telefone e voltou a dormir.

Pérola 10

Dúvidas entre a equipe:

Analista de Negócio: - "Puts meu não consigo recriar um perfil.. Tá dando erro!"

Adm. de Infra: - "É só reiniciar a máquina que funciona seu animal, se
não der certo eu fico pelado aqui …"

Pérola 11

Conversa entre desenvolvedores:

Desenvolvedor: - "Cara! A gente prescisa mudar o nome daquele JOB do
Oracle, o nome com aquele número não é muito sujestivo….."

O job era de NÚMERO 666.

Pérola 12

Requisição de novos equipamentos para o TI:

Adm. de Infra: - "Compramos um novo notebook pra usarmos."

Analista de Negócios: - "Veio com teclado e mouse?"

Pérola 13

Conversa de alinhamento das equipes:

Analista da Filial Argentina: - "Hola como Estas?
Analista Notes: - "Muy Bem is Too ?
Analista da Filial Argentina: - "Gracias por su ayuda"
Analista Notes: - "Graxias bye bye "

Pérola 14

Conversa na fila de café na empresa entre coordenadores:

Coordenador 1: - "Tu fez ITIL no Instituto COBIT?"

Coordenador 2: - "Hãmm! Fumo o quê?"

Pérola 15

Solicitação de execução de script para correção da aplicação:

Coordenador de Desenvolvimento: - "Fulano, Por favor, abaixe todos os
bancos de dados da aplicativo X, pois preciso executar os scripts no
horário de almoço"

DBA: - "Se eu baixar, tu vai executar por OSMOSE e promete não me ligar!"

Pérola 16

Quando o Administrador de rede não está presente e mandam um
estagiário fazer o serviço:

Estagiário: Entra na sala dos servidores para auxiliar o analista de
suporte na manutenção do no-break.

Analista de Suporte: - "Por favor, poderia apertar o botão X do
no-break para saber o status!".

Estagiário: "É esse **BUTÃO** aqui!".

… nesse momento todos os servidores da empresa são desligados …

Momentos depois…

Todos os funcionários do TI olhavam para a porta da sala dos
servidores, quando o estagiário sai e diz:

Estagiário: - "Algum problema aí?"

DBA: - "Acho que a noite vai ser longa…"

Pérola 17

Manutenção de servidores durante o final de semana:

Coordenador de Infra-Estrutura: - "Porque o banco X está fora desde sábado?".

DBA: - "Verifiquei aqui e o servidor está fora desde Sábado, vou ver o
que aconteceu!".

DBA: - "Suporte! Sabe me dizer o motivo da máquina X estar fora desde sábado?"

Suporte: - "Fomos mudar o servidor de Rack, porém, nós não queriamos
prejudicar os usuários, e preferimos mudar o servidor de lugar com a
máquina ligado mesmo, para não atrapalhar e ligar para você!"

Final da história…

Cabos de rede desconectados, discos SATAs corrompidos e não existia
backup dos últimos 2 dias.

Pérola 18

Dúvidas sobre um hardware de criptografia:

Coordenador de Desenvolvimento: - "Que caixinha preta é essa?"

Analista de Suporte: - "È o hardware para criptografia da informação
para as entidades externas!".

Coordenador de Desenvolvimento: - "Nossssaaaa! Que Legal, eu não sabia
que ele também usava cabo COAXIAL! Muito banaca!"

Lembrete …

Como todo hardware, ele só tinha entrada de fonte de energia e 2
entradas RJ-45 (rede).

Pérola 19

Durante uma reunião de projeto lendário:

Coordenador de Desenvolvimento: - "O meu sonho é colocar o JD. Edwards
e um banco de dados ATG!"

Agredecimentos aos amigos que me mandaram e-mails com as pérolas
ouvidas ou vivenciadas.

BOM! Esse post será atualizado constantemente, e quem quiser
colaborar, só me mandar um e-mail ou deixar comentários.

Abraços,

Escrito por Rodrigo Almeida em Pérolas Tags: dba, dia-a-dia, Pérolas,
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Acesse: http://www.rodrigoalmeida.net/blog/

O que muda na certificação ITIL com a chegada da versão V3?

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/07/21/o-que-muda-na-certificacao-itil-com-a-chegada-da-versao-v3/

Especialistas explicam as diferenças de formato entre a nova versão e a V2 das melhores práticas em tecnologia da informação.

Por Andrea Giardino, da Computerworld

22 de julho de 2009 - 07h00
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Desde 2007, quando a certificação ITIL, em melhores práticas na área de tecnologia, ganhou a versão V3, os profissionais do setor se perguntam se devem ou não atualizar suas credenciais. A dúvida existe porque os títulos da versão V2 continuam valendo e o programa de treinamento segue disponível no mercado, oferecido pelas duas instituições certificadoras, a Exin e o Iseb, enquanto houver demanda.

A V3 foi criada com o objetivo de ordenar melhor os processos que envolvem as práticas de tecnologia da informação e traz novas formas de organização do ciclo de vida de serviços. A principal diferença em relação à V2 está no número de livros usados durante o treinamento do profissional.

De acordo com os especialistas, a edição mais recente assume o conhecimento da anterior e agrega dez processos de ITIL, conteúdo condensado em cinco livros. Essas publicações abrangem os seguintes temas: estratégia, design, transição e operação de serviços, além de melhorias contínuas nos serviços.

O presidente da ItSMF - capítulo brasileiro do fórum internacional que divulga o padrão ITIL- , Sérgio Rubinato Filho, diz que a versão V3 é bem mais estruturada e permite que o profissional de tecnologia suba mais degraus na carreira. "Quem conquista a certificação se torna uma especialista em gerenciamento de serviços", diz.

Apesar do aval de Rubinato, ele reconhece que poucas empresas no Brasil estão iniciando projetos de adequação de processos usando a ITIL V3. Ou seja, há um longo caminho para que as organizações adotarem em massa a nova versão. "Por isso, quem tem a certificação na ITIL V2 continua sendo valorizado no mercado", diz Ricardo Basaglia, gerente de tecnologia da informação da empresa de recrutamento e seleção Michael Page.

Tanto na versão ITIL V3 quanto na V2, há três níveis de certificação. Em ambas, o Foundation (básico) e o Practitioner (intermediário) possuem a mesma nomenclatura. Já no nível mais alto, o título de ITIL Manager (avançado) da V2 foi substituído por ITIL Expert na V3. Mas a maior diferença refere-se ao conteúdo, mais complexo em todas as etapas da V3.

Veja abaixo as diferenças entre as certificações ITIL V2 e V3
- No exame de certificação ITIL V2 Foundation, o candidato precisa estudar dez processos dos livros "Suporte ao Serviço" e "Entrega do Serviço" e mais a função "Service Desk". Já o programa do exame V3 Foundation totaliza 26 processos e quatro funções de tecnologia da informação;

- O conteúdo da ITIL V2 é mais técnico e simplificado. Para quem está iniciando o entendimento de ITIL, a versão anterior oferece uma linguagem mais acessível. Na ITIL V3 existem muitos conceitos de negócio, uma linguagem não tão comum para o público da área de tecnologia;

- Quem tem o certificado ITIL V2 Manager (avançado) vai entender melhor a versão V3 do que o profissional que começar direto pela ITIL V3. Neste caso, será preciso um pouco mais de esforço para alcançar uma das mais cobiçadas certificações na ITIL V3, a ITIL Expert, que exige do candidato acumular 22 pontos. Quem faz a certificação ITIL V2 Manager acumula 17 pontos.

Novo formato de qualificação da ITIL V3
Na ITIL V3, os níveis de certificação iguais à V2 são o Foundation (básico) e o Practitioner (intermediário). No entanto, o Foundation conta com um novo currículo que exige do profissional conhecimento nas cinco principais publicações da ITIL V3. Na ITIL V2 Foundation o candidato tem de estudar os processos dos livros "Suporte ao Serviço" e "Entrega do Serviço".

O Practitioner, que na ITIL V2 tem um foco em profissionais com carreira técnica, ganha mais espaço na ITIL V3. "As certificações intermediárias são importantes para quem não tem nenhuma certificação em ITIL ou só possui o Foundatition na V2", explica o presidente da IT Partners, consultoria de governança e tecnologia, especializada em treinamento, Cesar Monteiro. Neste caso, o programa reúne quatro módulos. As certificações Practitioners também pontuam neste novo esquema de qualificação. Cada um desses módulos acumula 3.75 pontos.

O nível ITIL Manager da V2 é equivalente ao ITIL Expert na V3, porém agora não é necessário fazer um exame, basta acumular 22 pontos para alcançar este título. Os pontos são reunidos conforme as certificações que são obtidas na base da pirâmide. Ao acumular o mínimo de 22 pontos nos módulos anteriores, o profissional recebe o certificado ITIL Expert na V3.