terça-feira, 11 de agosto de 2009

Paciência e a Geração Y

Fonte: http://www.minhacarreira.com/2009/08/11/paciencia-e-a-geracao-y/

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Uma das características marcantes da Geração Y é sua urgência por respostas, desejo nato e um tanto direto por resultados, feedback e recompensas. Enfim, dificuldade em lidar com situações que exigem paciência.

Crescemos ouvindo de nossos pais que devemos ter mais paciência com o mundo que nos cerca, pois sempre queremos tudo "para ontem". A Wikipedia possui uma definição bem interessante para paciência e que esclarece a maioria das dúvidas a respeito. Acredito que a definição seja única pra todos, porém a desenvolvemos com focos diferenciados, como jogos (xadrez, RPGs, jogos de estratégia, etc.), relacionamentos, hábitos (livros, jardinagem, surf) e muitos outros. No entanto poucas vezes a focamos no trabalho e em nossa carreira.

Uma carreira é construída com o tempo, e o tempo não passa mais rapidamente porque queremos, logo tentamos fazer com que as coisas aconteçam em menos tempo do que seria necessário. É nesse momento que devemos avaliar se realmente precisamos acelerar o processo ou não. Já diz o pensamento popular que o que vale não é o destino mas a jornada, e o que é a jornada senão nosso dia a dia com suas vitórias e derrotas?

Se nossas atividades exigem paciência em sua solução, nós a empregamos com o máximo de critérios e sem problemas, mas quando essa mesma paciência é requisitada para alcançarmos uma promoção, ela é rapidamente encarada com suspeitas e desconforto. Devemos aprender que paciência faz parte do trabalho, assim como analisar o ambiente que nos cerca em busca da melhor oportunidade, e essa é a palavra chave para o momento econômico que vivemos.

Devemos aprender a desenvolver a paciência como forma de potencializar as chances de encontrarmos boas oportunidades, as vezes uma promoção de certa forma "forçada" de nossa parte poderia ter sido melhor para nossa carreira se ocorrida 6 meses ou 1 ano mais tarde, pois teríamos mais experiência e mais chances para saber lidar com os novos problemas a serem resolvidos.

Diversos artigos sobre a Geração Y ressaltam que nossa vontade de crescer rapidamente faz com que queimemos etapas importantes em nosso desenvolvimento, e muitas vezes é verdade. Devemos aprender a observar o caminho que desejamos trilhar e tentar descobrir quando as mudanças são necessárias. Saber esperar pelo melhor momento para agirmos ao invés de sermos sempre impulsivos é imprescindível para uma carreira de sucesso.

Você pratica a paciência em sua carreira e em seus objetivos?

Cinco Regras de Ouro na Carreira

Fonte: http://www.tribodomouse.com.br/2009/08/cinco-regras-de-ouro-na-carreira.html


1. Una Paixão com Trabalho: Gostar do que faz não é o suficiente. Grandes profissionais são aqueles apaixonados por sua profissão. O maior prazer para esses profissionais é o próprio resultado do trabalho. A recompensa acaba vindo inevitavelmente pois são esses os profissionais que ascendem mais rapidamente na carreira. Lembro sempre de uma frase clássica da Mae West, atriz norte-americana, que diz o seguinte:
- Descubra o que você realmente gosta de fazer e arranje um jeito de ganhar dinheiro com isso.
Quer plano de carreira melhor que esse?

2. Pese suas escolhas
: Essa é uma complementação da regra anterior. Todas as nossas decisões devem, constantemente, ser colocadas na balança. Quero ter uma carreira de sucesso, mas também quero dedicar muito tempo para meus filhos. Quero trabalhar no exterior, mas não quero deixar minha família. É difícil encontrar o equilíbrio, principalmente no que tange trabalho e vida pessoal. Seja qual for a sua escolha, e ela não tem que ser necessariamente um ou outro, existem prós e contras envolvidos. Portanto, é muito importante reavaliar constantemente as prioridades para reforçar nossas escolhas, e ter certeza que estamos seguindo o caminho certo para nós mesmos.

3. Busque o Sentido Mítico: 
É fundamental sentir-se parte de algo maior, compartilhar uma identidade com o grupo que você trabalha. É isso que quero dizer com Sentido Mítico, a sensação de estar engajado em algo maior. Perseguir um objetivo assim traz sentido à banalidade do dia-a-dia. Nos anos oitenta a IBM não vendia computadores, vendia "Uma noite tranquila de sono a quem os comprasse". Percebe? Hoje, um bom exemplo é a missão do Google: Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal. As pessoas não estão lá para programar, criar ferramentas, estão lá para mudar o mundo. E você pode, todos podemos, trazer isso para âmbito pessoal e criar uma missão que faça a diferença para nossas carreiras.

4. Encontre o seu Nêmesis:
Todo herói que se preza tem um bom vilão. Vilões são fundamentais, tão ou mais importantes do que os heróis. Eles mobilizam as pessoas em direção a um objetivo, suprimem as diferenças, facilitam a construção de alianças. Seja aquele sujeito que roubou sua namorada no colégio ou o cara que ganha de você no ping-pong, todos temos um. No ambiente corporativo pode ser quem concorre pela mesma promoção que você, mas normalmente é alguém que defende ideais justamente opostos aos seus. A concorrência nos faz melhores, provoca o nosso desenvolvimento e relembra quem nós somos e por que estamos no jogo.

5.
Keep Walking: Essa regra também pode ser traduzida por: Siga em frente e trabalhe duro. É a mais óbvia das regras, mas nenhuma das outras funciona sem ela. Você pode amar o que faz, conviver bem com suas escolhas, trabalhar para um objetivo maior e conhecer seus adversários. Nada disso traz resultados sem o bom e velho "Hard Work", e sem a capacidade de seguir em frente superando as adversidades. Se as regras anteriores servem para apontar o caminho, este só pode ser trilhado através do trabalho, que nem sempre é glamoroso ou mesmo agradável, mas é a única via para o atingimento dos objetivos. Como diria o meu herói Rocky Balboa:
- Não faz diferença o quão forte você bate. O que faz diferença é o quanto de pancadas você consegue aguentar e ainda assim seguir em frente.

Como buscar oportunidades

Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/44022-como-buscar-oportunidades

Ao tentar se recolocar no mercado de trabalho, existem algumas práticas que contribuem. Quando um profissional decide procurar por novas oportunidades profissionais, além do currículo, que é o cartão de visita, o networking e a entrevista são as principais ferramentas dessa etapa. Principalmente, se o profissional passou um longo período em uma mesma empresa. O início do processo de busca de oportunidades de carreira requer dedicação e planejamento.

Segundo a empresa especializada em Recursos Humanos, a Career Center, algumas atitudes são capazes de ajudar a se destacar no mercado.

- Currículo: inserir os resultados alcançados apresenta o quanto você pode trazer da sua experiência para a empresa e pode proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Além de falar dos cargos exercidos, das atividades realizadas e do período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens o profissional trouxe no período em que exerceu a função.

- Networking: agora é a hora de procurar por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um e prepare-se para restabelecer contato. Atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois networking é uma forma de troca de conhecimentos. Cerca de 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se ideias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.

- Planejamento financeiro: é importante se programar para não passar 'aperto' durante o período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para não ter maiores problemas durante o processo de reinserção no mercado.

- Antes da entrevista: descubra tudo o que puder a respeito da empresa, pois você poderá ser questionado: "O que sabe sobre a nossa empresa?". Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.

- Durante a entrevista: não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso em uma entrevista. A entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva.

- Salário: a dica é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível, se necessário comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.

Para finalizar, a empresa recomenda que além dessas dicas é essencial ter planejamento de carreira e sempre demonstrar interesse e entusiasmo pelo que faz.