quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cuidado. Fabricantes de celulares erram e antecipam fim do horário de verão

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2012/02/22/cuidado-fabricantes-de-celulares-erram-e-antecipam-fim-do-horario-de-verao/

BlackBerry da RIM e smartphones da Nokia tiveram seus relógios atrasados em uma hora no último final de semana e muitos aparelhos continuam com o atraso. Mudança ocorrerá mesmo em 26/2.Para alguns usuários de celulares, o horário de verão no Brasil já terminou, pelo menos de acordo com o relógio dos smartphones deles. Eles foram surpreendidos no último final de semana, quando seus terminais foram atrasados em uma hora. Oficialmente, essa mudança acontecerá a partir da zero hora do próximo domingo (26/02).


Essa alteração aconteceu por causa de um bug no sistema de alguns fabricantes de smartphones, que  antecipou o fim do horário de verão do Brasil em uma semana. Entre os aparelhos que apresentaram o problema estão modelos da linha BlackBerry da Research in Motion (RIM) e da marca Nokia.

Quando acordaram no último domingo (19/02) com o relógio de seus celulares atrasados em uma hora, os usuários acharam que o problema era da operadora. O erro foi constatado por assinantes da Claro, TIM e Telefônica / Vivo.

A TIM confirmou o erro do sistema de fabricantes. Por meio de nota oficial, a operadora informou que "à meia noite do último sábado (18/02), alguns fabricantes de celulares, como BlackBerry e Nokia, anteciparam o fim do horário de verão, atrasando automaticamente, em uma hora, os relógios dos aparelhos".

Segundo a TIM, "a alteração depende do tipo de aparelho, das configurações e do sistema de atualização utilizado pelo usuário".

 A Telefônica|Vivo confirmou o bug em alguns modelos de BlackBerry e informou que  desde o último sábado (18/02), terminais da fabricante canadense apresentam atraso no relógio em função da falta de sincronismo entre o horário de verão e servidores do fabricante do equipamento.

 A operadora recomenda aos consumidores desses aparelhos que ajustem o relógio do aparelho manualmente. Os que tiverem dificuldades devem entrar em contato com a central de atendimento da Vivo pelo *8486 para pedir ajuda,

Já a Claro informou por meio de sua assessoria de imprensa que não há nenhum problema com a rede da operadora. Mas alguns aparelhos que estejam configurados para fazer a troca automática do horário de verão podem ter tido esse tipo de problema.



Att.
Edney Marcel Imme