Tecnologia vai entrar em fase de testes no final deste mês. Orgão que controla correio internacional quer que 100 países adotem a etiqueta de rádio frequência até 2012.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/08/11/tecnologia-rfid-sera-usada-para-rastrear-correio-internacional/
A instituição Universal Postal Union (UPU), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena os serviços internacionais de correio, se engajou em um projeto para usar as etiquetas de rádio freqüência (RFID) para rastrear as entregas internacionais de correspondências.
A solução em estudo usa sistemas de processamento de etiquetas da empresa Reva Systems e entrará em fase de testes no final de agosto em 21 países. A UPU espera que a ferramenta seja usada em 100 países até 2012.
A UPU já estabelece regras para a qualidade dos serviços internacionais de correios, operados por diversas organizações diferentes nos vários países, definindo prazos e taxas padrão a serem cobradas e repassadas entre empresas.
Com as etiquetas, a organização teria mais condições de fiscalizar o cumprimento das regras das 15 milhões de correspondências que atravessam fronteiras diariamente em todo o mundo.
O sistema RFID usará tags escondidas dentro dos envelopes, que serão identificadas automaticamente à medida que passam pelos portais de leitura das agências centrais de correios. A meta da UPU é melhorar também a definição das taxas, determinando que cada país pague ao outro baseado na qualidade do serviço.
O sistema já é usado em alguns países com etiquetas semi-ativas, mas só servem para remessas de alto valor, pois o preço de cada etiqueta custa em torno de 20 dólares. (37 reais no câmbio de hoje, 11/8). De acordo com a UPU, um novo padrão, denominado Gen2, que usa etiquetas passivas, pode reduzir esse custo para 30 centavos de dólar por etiqueta (55 centavos de reais).