Fonte: http://www.minhacarreira.com/2009/08/11/paciencia-e-a-geracao-y/
Uma das características marcantes da Geração Y é sua urgência por respostas, desejo nato e um tanto direto por resultados, feedback e recompensas. Enfim, dificuldade em lidar com situações que exigem paciência.
Crescemos ouvindo de nossos pais que devemos ter mais paciência com o mundo que nos cerca, pois sempre queremos tudo "para ontem". A Wikipedia possui uma definição bem interessante para paciência e que esclarece a maioria das dúvidas a respeito. Acredito que a definição seja única pra todos, porém a desenvolvemos com focos diferenciados, como jogos (xadrez, RPGs, jogos de estratégia, etc.), relacionamentos, hábitos (livros, jardinagem, surf) e muitos outros. No entanto poucas vezes a focamos no trabalho e em nossa carreira.
Uma carreira é construída com o tempo, e o tempo não passa mais rapidamente porque queremos, logo tentamos fazer com que as coisas aconteçam em menos tempo do que seria necessário. É nesse momento que devemos avaliar se realmente precisamos acelerar o processo ou não. Já diz o pensamento popular que o que vale não é o destino mas a jornada, e o que é a jornada senão nosso dia a dia com suas vitórias e derrotas?
Se nossas atividades exigem paciência em sua solução, nós a empregamos com o máximo de critérios e sem problemas, mas quando essa mesma paciência é requisitada para alcançarmos uma promoção, ela é rapidamente encarada com suspeitas e desconforto. Devemos aprender que paciência faz parte do trabalho, assim como analisar o ambiente que nos cerca em busca da melhor oportunidade, e essa é a palavra chave para o momento econômico que vivemos.
Devemos aprender a desenvolver a paciência como forma de potencializar as chances de encontrarmos boas oportunidades, as vezes uma promoção de certa forma "forçada" de nossa parte poderia ter sido melhor para nossa carreira se ocorrida 6 meses ou 1 ano mais tarde, pois teríamos mais experiência e mais chances para saber lidar com os novos problemas a serem resolvidos.
Diversos artigos sobre a Geração Y ressaltam que nossa vontade de crescer rapidamente faz com que queimemos etapas importantes em nosso desenvolvimento, e muitas vezes é verdade. Devemos aprender a observar o caminho que desejamos trilhar e tentar descobrir quando as mudanças são necessárias. Saber esperar pelo melhor momento para agirmos ao invés de sermos sempre impulsivos é imprescindível para uma carreira de sucesso.
Você pratica a paciência em sua carreira e em seus objetivos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário