quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O dia a dia de um Gestor de Problemas

É, pessoal… se alguém já ouviu a expressão "Na pratica, a teoria é bem diferente", pode ter certeza que isso é verdade. A teoria da ITIL é muito simples, a implementação nem sempre, e no dia a dia é que separamos os "bandidos dos mocinhos".

Fonte: http://www.itilnapratica.com.br/o-dia-a-dia-de-um-gestor-de-problemas/

O Gestor de Problemas tem que lidar em seu dia a dia com a pressão e cobrança de todos os lados, gerenciar conflitos por todas as partes, e por que isso acontece? Simples, o nome Problemas nunca será bem visto, afinal, quem quer ter problemas na vida? E quem quer ter alguém cobrando para que você resolva o seu problema?

Infelizmente o mindset das pessoas de uma organização precisa sofrer uma mudança grande, pois um problema é a oportunidade de uma melhoria, a oportunidade de ter um ambiente de TI bem administrado.

O Gestor de Problemas precisa conviver e saber como administrar conflitos entre áreas de uma mesma organização, no qual quase sempre, o objetivo de cada área é dizer "Esse problema não é meu" ao invés de dizer, "Eu posso contribuir para resolver esse problema". Deve também administrar a cobrança do usuário final (cliente), que necessita uma resposta para todos os seus problemas e geralmente em uma velocidade maior do que o tempo de análise e investigação de um problema, o que pode gerar uma análise falha, uma solução paleativa,  gerando uma re-ocorrência e consequentemente uma frustração.

Enfim, para se ter o sucesso na aderencia da Gestão de Problemas, deve-se sempre ter em mente quais são os beneficios de uma Gestão Eficiente de Problemas, sempre ter o controle da situação para gerenciar as crises e sempre concientizar os envolvidos em um problema de que ter um problema é uma oportunidade de melhoria. Quanto mais problemas temos, mais oportunidades de melhorias teremos, até chegarmos a estabilização desejada de um ambiente.

 

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