quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Como estimular o desempenho de uma equipe e resolver conflitos


Gerenciar uma equipe nunca é uma tarefa fácil. É preciso lidar com conflitos, treinar as pessoas e estimular o pensamento criativo dos participantes, além de avaliar e recompensar desempenhos.

COMO LEVAR A EQUIPE A DAR UM SALTO
Qualquer método de melhoria de desempenho precisa desafiar formas tradicionais. Equipes que queiram evoluir devem aprender a criar suas próprias tarefas, resolver problemas, obter acordo para soluções e implementá-las com segurança.

CONHEÇA O PROJETO
Em equipes de verdade, as pessoas se "apropriam" do trabalho - cada uma delas acha seu método para desenvolvê-lo com a maior qualidade possível. Uma célula de produção vai um passo além: seus membros são polivalentes e todos conhecem todas as funções, a ponto de poder cobrir qualquer uma. Tamanha flexibilidade dá forças a qualquer equipe. Faça como se estivesse em uma célula de produção: acompanhe o projeto de seu grupo do começo ao fim para ter maior conhecimento da tarefa a ser executada e de todos os papéis. Assim saberá se o esforço valeu a pena. Assegure que todos conheçam as outras funções dentro da equipe. 

MELHORE OS SISTEMAS
Segundo a técnica japonesa de gerenciamento kaizen, todo mundo e toda equipe podem melhorar continuamente a qualidade em doses expressivas e mensuráveis. Mesmo uma pequena queda na porcentagem de produtos reprovados, por exemplo, pode significar grande economia de custos de produção. Dê à equipe total responsabilidade pela tarefa. Assim ela poderá ver o progresso em movimento ao definir problemas, analisar as causas, melhorar a situação - até trazendo ajuda externa especializada se necessário- e, acima de tudo, evitar que o problema retorne.

MELHORIA CONTÍNUA X ACOMODAÇÃO
À medida que a equipe evolui e se acomoda na rotina, ela desanda com velhos padrões de comportamento e pensamento de grupo. Evite a tentação de deixar um problema à própria sorte com base no argumento de que a mudança tem pouco propósito. Lute pela melhoria contínua para evitar a acomodação. Como você pode melhorar o desempenho do grupo? Foi ignorado algo que pode ser melhorado? É preciso sangue novo? O produto é ainda bom para o mercado?

DESAFIE O SENSO COMUM
Confronte suposições se quiser melhorar a prática da equipe. Por exemplo:
- "Tratar o sintoma cura a doença". Lembre-se de que o problema retornará se não for extirpado pela raiz.
- "Os problemas e suas soluções são sempre isolados". Tenha em mente que
efeitos secundários podem ter
consequências piores que os primários
.
- "Qualidade custa caro". Lembre que
melhorar a qualidade é economicamente sensato quando comparado aos
custos diretos e indiretos do fracasso.
- "Qualidade se aplica apenas a produtos".
Qualidade se aplica a todos os serviços ou processos envolvidos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u367199.shtml


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