sexta-feira, 31 de julho de 2009

O que vale mais em tecnologia: mestrado ou certificação?

Artigo de Linda Leung, editora da Network World, ouve especialistas para definir qual é o melhor caminho para um jovem profissional de TI.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2007/09/05/idgnoticia.2007-09-04.1777628804/

Você já tem três anos de experiência em TI no currículo e quer aumentar o seu salário. O que você faz? Volta para a universidade e busca um outro diploma em TI, como um mestrado? Ou você corre atrás de uma certificação de fornecedor?

Estas são algumas das questões que recebi de um leitor que trabalha como administrador de rede (o único da empresa) em uma pequena companhia de construção civil. Ele ganha 43 mil dólares ao ano e quer melhorar seu salário, mas tem um tempo limitado para educação. Então, qual é a melhor opção?

Perguntei para duas agências de recrutamento de profissionais, a um gestor de TI, gerente de empresa de construção e a um professor em certificação de fornecedor. Confira as respostas.

Conselho dos headhunters:
James Del Monte é presidente da JDA Professional Services, empresa de contratação de pessoal de TI do Texas, EUA. Ele afirma: "Ter um diploma de 4 anos em qualquer carreira é um bom começo e abre várias portas. É preferível ter um diploma técnico se você não tem experiência. Então, o leitor teve um bom início. Eu aconselho a ele buscar certificações da Microsoft e da Cisco. Aparentemente ele está interessado em uma carreira técnica e pode ganhar com treinamento formal. Se ele estiver pensando em uma atuação mais focada aos negócios, sugiro que ele tente um MBA. Mas este é, claro, um compromisso de longo prazo. Nesta direção, ele precisaria ir para uma empresa maior na qual ele pode aprender com outros profissionais".

Sandi Henrikson é gerente regional da Sapphire Technologies. Ela diz: "Empregadores querem sempre diplomas. Se o funcionário é jovem ou está no início de carreira e tem o tempo necessário para voltar aos estudos, buscar outro diploma é o melhor caminho. Se ele não tem muito tempo, é melhor apostar nas certificações. Com elas, o leitor pode direcionar a sua carreira para o caminho que ele espera, além de ganhar paulatinamente as habilidades que a posição que ele busca pede. Existem várias opções de cursos online para quem tem pouco tempo".

Conselho de um colega mais experiente:
Outro leitor, que pediu também para ficar anônimo, é gerente de TI em uma empresa de construção civil. Ele afirma: "Se gerenciar a TI é o objetivo, então a resposta é um mestrado em TI que vai atender as necessidades da posição, dando um bom equilíbrio entre o background técnico e os conhecimentos de negócios. Um dos aspectos mais difíceis para um gestor de TI é conhecer as tecnologias emergentes para se comunicar efetivamente com os gerentes de projetos e especialistas técnicos".

"Se o profissional está buscando melhorar seu posicionamento em funções de núcleo em tecnologia como engenheiro de redes ou gerente de projetos, não vejo pertinência na dúvida MBA versus certificação. Se ele quer ser um gerente de projeto especializado em segurança, o mestrado também faz sentido; as certificações seriam um ponto extra, mas podem parecer demais se combinadas com o diploma de mestrado. As credenciais precisam apontar para o que esse profissional espera, ser um gerente ou um super-técnico? Por exemplo, um engenheiro experiente, com conhecimento em gestão de projetos, certificações em segurança e um sólido currículo seria um candidato muito interessante".

Conselho de um professor em certificação:
Wendell Odom, CCIE nº 1624, divide o seu tempo escrevendo livros de treinamento Cisco e dando aulas na Skyline ATS. Ele aconselha: "As empresas precisam dos dois tipos de empregados – aqueles certificados e aqueles com mestrado em TI. De qualquer maneira, o grande segredo está em analisar os papéis dentro da TI e da parte de redes na TI. A grande maioria das funções na parte das redes de TI demanda habilidades que sejam 'provadas' pelas certificações, o que nem sempre acontece com as habilidades ou com o conhecimento de um mestrado. Eu diria que um bacharel com algumas certificações – mesmo fora de TI – possui uma grande vantagem sobre quem não possui nenhum diploma. Conversei com diversos estudantes e leitores que ficaram frustrados por ter suas opções limitadas pela a falta de um diploma".

"É preciso separar, também, se o empregador é um usuário de tecnologia ou um revendedor, fornecedor ou consultor. Um número impressionante de estudantes dizem que, em empresas usuárias, não existe nenhuma preocupação com certificações. Eles têm preferência pelas habilidades em si, com as certificações em segundo. Portanto, para quem trabalha nestas empresas, a certificação é importante para quem estiver pensando em trocar de emprego. Para as companhias de TI, a visão da marca da certificação está no mesmo patamar das habilidades. Assim, há uma probabilidade muito maior de que um revendedor, fornecedor ou consultor subsidie a certificação de um empregado".

"Se você quer trabalhar na TI com um escopo maior do que a rede, acho um mestrado na área interessante. Só que é mais difícil, especialmente se você não é mais tão jovem assim. Portanto, se você vai focar a sua carreira em redes, eu recomendo uma certificação de engenheiro de Internetwork da Cisco em detrimento de um mestrado em TI. O CCIE são mais centrados em tecnologias que você vai utilizar. Aliás, nunca conheci um estudante que se formado pelo curso sem ter tido um impacto positivo em suas carreiras".


Nenhum comentário: