sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pesquisa: metade dos líderes pretende adiar aposentadoria

Falta de sucessor para assumir seus cargos é a principal razão apontada para postergar permanência no mundo corporativo.

fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/07/30/pesquisa-metade-dos-lideres-pretende-adiar-aposentadoria/

Metade (52%) dos altos executivos que compõem o alto comando das organizações pretendem adiar a aposentadoria para depois dos 64 anos, de acordo com pesquisa global da empresa de recrutamento Korn/Ferry. O número do atual estudo, realizado com líderes de mais de 70 países - inclusive do Brasil - é 8% mais alto do que o registrado na última edição do levantamento, realizada em 2004.

Entre os entrevistados que pretendem adiar a aposentadoria, a maioria deles (48%) diz que esse atraso deve-se à falta de um sucessor preparado para ocupar o cargo que ficará vago. Os demais fatores mais citados para os profissionais expandirem o tempo de trabalho são: crise na economia mundial, mudança na política de benefícios das companhias e descrença no sistema previdenciário.

Na conclusão do estudo, os analistas da Korn/Ferry consideram que o adiamento das aposentadorias reflete o drama vivido pelas organizações no que diz respeito à falta de planos estruturados de sucessão e de iniciativas voltadas a coordenar o fluxo de informações críticas entre os líderes e suas equipes. Temas que representam um problema grave para os CIOs.

Nenhum comentário: