Att.
Edney Marcel Imme
Concurso Cultural Soluções Inovadoras para um Planeta Mais Inteligente
A IBM instituiu este concurso cultural para estimular a criação de soluções inovadoras utilizando a tecnologia IBM e a estratégia "Planeta Mais Inteligente".
O concurso é destinado a estudantes universitários, desenvolvedores autônomos e empresas de software.
Agenda
======
* 01 de Agosto a 15 de Setembro - Inscrição e submissão do resumo do projeto que será avaliado pela comissão julgadora.
* 15 de Setembro a 21 de Setembro - Comunicação aos selecionados e envio dos papers do projeto a comissão julgadora
* 09 e 10 de Novembro - Apresentação dos projetos executáveis perante comissão julgadora.
* 12 de Novembro a 13 de Novembro - Definição dos projetos vencedores pela comissão julgadora.
* Semana de 16 de novembro - Evento de premiação das soluções vencedoras.
Premiações:
===========
• Para os Acadêmicos:
o Um notebook
o Visita a um Laboratório Mundial da IBM , (mais informações no regulamento)
o Apoio através da disponibilização de servidores xSeries e suporte técnico para a implementação de uma máquina virtual contendo a solução durante três meses.
• Para Desenvolvedores Autônomos
o Um notebook
o Visita a um Laboratório Mundial da IBM , (mais informações no regulamento)
o Disponibilização de servidores xSeries e suporte técnico para a implementação de uma máquina virtual contendo a solução, pelo período de três meses.
o Exposição da solução no Innovation Center São Paulo por três meses.
• Para Empresas de Software:
o Disponibilização de servidores xSeries e suporte técnico para a implementação de uma máquina virtual contendo a solução, pelo período de três meses.
o Exposição da solução por três meses no Innovation Center São Paulo
o Projeto de Business Plan e estratégia de go-to-market efetuado por empresa especializada.
* Todos os grupos vencedores de cada categoria ganharão uma assinatura anual da Linux Maganize.
Para saber mais acesse: http://www.ibm.com/developerworks/br/contest/premiacao.html
Estou com uma vaga em aberto para a captação de profissional com o seguinte perfil:
- Analista Desenvolvedor Sênior
- Experiência comprovada em ETL
- Conhecimento de modelagem multi dimensional
- Conhecimento em Unix, Oracle e SQL Server
- Desejável conhecimento da ferramenta Kettle (Pentahoo)
Se tiver alguém conhecido e interessado, peça para me enviar currículo.
Obrigada. Bjs,
Ana Cristina Salles de Almeida
Coordenação de Sistemas Estratégicos
fone: (21) 3139-7538 / (21) 8898-3314
*Desejo veementemente que V.Sa. receba contribuições inusitadas em
vossa cavidade retal. ***
*(Vá tomar no cú) *
*Desejo veementemente que V.Sa. performe fornicação na imagem de sua própria pessoa. ***
*(Vá se fuder) *
*Creio que V.Sa. apresenta comportamento galhofeiro perante a situação
aqui exposta. ***
*(Você tá de sacanagem) *
*Prosopopéia flácida para acalentar bovinos. ***
*(Conversa mole pra boi dormir )*
*A fêmea ruminante deslocou-se para terreno sáfaro e alagadiço. ***
*(A vaca foi para o brejo) *
*Romper a face. ***
*(Quebrar a cara)*
*Creditar um primata. ***
*(Pagar um mico)*
*Inflar o volume da bolsa escrotal. ***
*(Encher o saco)*
*Impulsionar a extremidade do membro inferior contra a região glútea
de outrem. ***
*(Dar um pé na bunda)*
*Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de acampamento. ***
*(Chutar o pau da barraca)*
*Deglutir um batráquio..***
*(Engolir um sapo) *
*Colocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores.
*(Meter o rabo entre as pernas) *
*Derrubar com intenções mortais. ***
*(Cair matando) *
*Eximir de qualquer tipo de sorte. ***
*(Azarar) *
*Aplicar a contravenção do Senhor João, este deficiente físico
desprovido de um dos membros superiores. ***
*(Dar uma de João sem braço) *
*Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira. ***
*(Nem a pau) *
*Sequer considerando a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes
contrações laringo-bucais . ***
*(Nem que a vaca tussa) *
*Sequer considerando a utilização de instrumentos metálicos. ***
*(Nem ferrando) *
*Derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente. ***
*(Chutar o balde) *
*O orifício circular conjugado, localizado na parte ínfero-lombar da
região glútea de um individuo em avançado estado etílico, deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade. ***
*(...DE BÊBADO NÃO TEM DONO) *
Gripe A nas empresas: especialista mostra cuidados para evitar o contágio no trabalho sem afetar o desempenho profissional | ||||||||||||||||
LINHA DIRETA O Noticenter perguntou ao especialista alguns cuidados especiais em relação ao ambiente corporativo. Veja abaixo algumas das recomendações: • Deixe os ambientes arejados. Portas e janelas abertas facilitam a circulação de ar. Mauro comenta ainda que só em casos com reais suspeitas (febre, tosse, dores musculares e alterações da respiração) o colaborador seja levado a um centro de triagem. "Nesses ambientes, teremos maior contato com pessoas que possam realmente estar com o vírus, logo os cuidados devem ser redobrados", recomenda. O ERRO DA MÁSCARA NAS RUAS Segundo Mauro, um dos principais erros é a utilização desnecessária da máscara de proteção. "Não há nenhuma indicação para que as pessoas passem a utilizar a máscara se não existir suspeita da gripe H1N1. Somente os suspeitos ou portadores desta Influenza, tem indicação para a utilização da proteção, devendo ficar isolados no ambiente hospitalar ou domiciliar conforme a prescrição médica", afirma o especialista. "Ou seja: quem está doente deve ficar recluso em ambiente propicio. Não há motivo para utilização de máscaras para as pessoas nas ruas e nas empresas", complementa. Para os casos suspeitos, e seus comunicantes diretos, quando a recomendação da máscara é feita, Mauro afirma que ela precisa ser trocada de duas em duas horas para que mantenha seu objetivo "ao invés de prevenir o contagio pode facilitar o acesso ao vírus", comenta ele. SE HOUVER UM CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO Em caso de suspeita ou confirmação de um funcionário com H1N1, Mauro recomenda que os colaboradores que tinham contato direto com a pessoa sejam clinicamente acompanhados. "O local precisa ser higienizado e as pessoas que trabalhavam em contato direto com o caso devem ser monitoradas pela equipe medica/vigilância epidemiológica", afirma ele. ENTIDADES PATRONAIS ASSINAM ACORDO No último dia 13 de agosto, sindicatos patronais e laborais assinaram, em Blumenau, um acordo com recomendações e cuidados a respeito do vírus H1N1. O texto apresenta questões especiais relacionadas a gestantes e recomenda a antecipação da licença maternidade para as que estiverem próximas ao termo do estado gestacional e antecipação das férias para as que estiverem no início até um período intermediário de gestação. Assinaram o acordo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau (SEC), o Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do Estado de Santa Catarina (Sindióptica), o Sindicato do Comércio Atacadista do Vale do Itajaí (Sincavi) e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Vale do Itajaí (Sincofarma). |
| |||||||
|
A certificação de ITIL Manager é o último nível de certificação das melhores práticas ITIL v2.
Trata-se de uma certificação árdua, onde é preciso muito investimento de tempo , vontade , disponibilidade e certa quantia em dinheiro. Você precisa passar por duas semanas de treinamento, onde são avaliadas sua postura como gerente , consultor e conhecimentos de ITIL, através de um curso voltado à prática, com estudos de casos que exigem atuação ativa e exaustiva dos participantes.
Para quem quer ter uma visão geral de como implementar o ITIL (na prática mesmo!) , fortalecer seu currículo e até obter um aumento de salário, vale a pena investir nesse treinamento e na busca por essa certificação. São poucos os profissionais certificados no Brasil , aproximadamente 120 e um profissional com esse certificado no mercado atualmente tem média salarial de 11 a 16 mil reais. Investindo nesse curso, você terá um diferencial e será formado para se tornar um gerente de serviços. Nosso site está com uma promoção com a PATH, que ministra o treinamento de ITIL Service Manager, oferecendo descontos de até 15% para leitores cadastrados no site (vide detalhes aqui) .
A prova é toda em Português , composta por questões dissertativas , de análise e associação a caso prático. Existe uma prova para cada bloco de processos - uma para Service Support e outra para Service Delivery. Em cada prova, para conseguir a certificação você deve atingir um índice de aproveitamento de 50% - acreditem ! é preciso muito estudo para se chegar nesse índice.
Eu estava engajada nesse processo de certificação desde o dia 22 de setembro do ano passado (coincidentemente meu aniversário). Tentei uma vez e fui aprovada na prova de entrega de serviços, mas falhei em uma das provas – de suporte a serviços. Tentei novamente (valeu a pena não ter desistido) e hoje recebi o resultado – sou certificada em ITIL Service MANAGER.
Para auxiliar nossos leitores que neste momento estiverem na busca dessa certificação, estou disponibilizando na seção de downloads de nosso "War Room" o material de estudo que montei para passar na prova. Trata-se de um resumo de ITIL com foco na certificação Manager, contendo todos os processos e tudo aquilo que é abordado na prova , além de uma análise do case que atualmente compõe o teste da EXIN. Utilizem como material de apoio, mas façam seus próprios resumos para que o conhecimento seja fixado.
Fonte: http://www.itilnapratica.com.br/o-dia-a-dia-de-um-gestor-de-problemas/
O Gestor de Problemas tem que lidar em seu dia a dia com a pressão e cobrança de todos os lados, gerenciar conflitos por todas as partes, e por que isso acontece? Simples, o nome Problemas nunca será bem visto, afinal, quem quer ter problemas na vida? E quem quer ter alguém cobrando para que você resolva o seu problema?
Infelizmente o mindset das pessoas de uma organização precisa sofrer uma mudança grande, pois um problema é a oportunidade de uma melhoria, a oportunidade de ter um ambiente de TI bem administrado.
O Gestor de Problemas precisa conviver e saber como administrar conflitos entre áreas de uma mesma organização, no qual quase sempre, o objetivo de cada área é dizer "Esse problema não é meu" ao invés de dizer, "Eu posso contribuir para resolver esse problema". Deve também administrar a cobrança do usuário final (cliente), que necessita uma resposta para todos os seus problemas e geralmente em uma velocidade maior do que o tempo de análise e investigação de um problema, o que pode gerar uma análise falha, uma solução paleativa, gerando uma re-ocorrência e consequentemente uma frustração.
Enfim, para se ter o sucesso na aderencia da Gestão de Problemas, deve-se sempre ter em mente quais são os beneficios de uma Gestão Eficiente de Problemas, sempre ter o controle da situação para gerenciar as crises e sempre concientizar os envolvidos em um problema de que ter um problema é uma oportunidade de melhoria. Quanto mais problemas temos, mais oportunidades de melhorias teremos, até chegarmos a estabilização desejada de um ambiente.
Especialistas explicam as diferenças de formato entre a nova versão e a V2 das melhores práticas em tecnologia da informação.
Desde 2007, quando a certificação ITIL, em melhores práticas na área de tecnologia, ganhou a versão V3, os profissionais do setor se perguntam se devem ou não atualizar suas credenciais. A dúvida existe porque os títulos da versão V2 continuam valendo e o programa de treinamento segue disponível no mercado, oferecido pelas duas instituições certificadoras, a Exin e o Iseb, enquanto houver demanda.
A V3 foi criada com o objetivo de ordenar melhor os processos que envolvem as práticas de tecnologia da informação e traz novas formas de organização do ciclo de vida de serviços. A principal diferença em relação à V2 está no número de livros usados durante o treinamento do profissional.
De acordo com os especialistas, a edição mais recente assume o conhecimento da anterior e agrega dez processos de ITIL, conteúdo condensado em cinco livros. Essas publicações abrangem os seguintes temas: estratégia, design, transição e operação de serviços, além de melhorias contínuas nos serviços.
O presidente da ItSMF - capítulo brasileiro do fórum internacional que divulga o padrão ITIL- , Sérgio Rubinato Filho, diz que a versão V3 é bem mais estruturada e permite que o profissional de tecnologia suba mais degraus na carreira. "Quem conquista a certificação se torna uma especialista em gerenciamento de serviços", diz.
Apesar do aval de Rubinato, ele reconhece que poucas empresas no Brasil estão iniciando projetos de adequação de processos usando a ITIL V3. Ou seja, há um longo caminho para que as organizações adotarem em massa a nova versão. "Por isso, quem tem a certificação na ITIL V2 continua sendo valorizado no mercado", diz Ricardo Basaglia, gerente de tecnologia da informação da empresa de recrutamento e seleção Michael Page.
Tanto na versão ITIL V3 quanto na V2, há três níveis de certificação. Em ambas, o Foundation (básico) e o Practitioner (intermediário) possuem a mesma nomenclatura. Já no nível mais alto, o título de ITIL Manager (avançado) da V2 foi substituído por ITIL Expert na V3. Mas a maior diferença refere-se ao conteúdo, mais complexo em todas as etapas da V3.
Veja abaixo as diferenças entre as certificações ITIL V2 e V3
- No exame de certificação ITIL V2 Foundation, o candidato precisa estudar dez processos dos livros "Suporte ao Serviço" e "Entrega do Serviço" e mais a função "Service Desk". Já o programa do exame V3 Foundation totaliza 26 processos e quatro funções de tecnologia da informação;
- O conteúdo da ITIL V2 é mais técnico e simplificado. Para quem está iniciando o entendimento de ITIL, a versão anterior oferece uma linguagem mais acessível. Na ITIL V3 existem muitos conceitos de negócio, uma linguagem não tão comum para o público da área de tecnologia;
- Quem tem o certificado ITIL V2 Manager (avançado) vai entender melhor a versão V3 do que o profissional que começar direto pela ITIL V3. Neste caso, será preciso um pouco mais de esforço para alcançar uma das mais cobiçadas certificações na ITIL V3, a ITIL Expert, que exige do candidato acumular 22 pontos. Quem faz a certificação ITIL V2 Manager acumula 17 pontos.
Novo formato de qualificação da ITIL V3
Na ITIL V3, os níveis de certificação iguais à V2 são o Foundation (básico) e o Practitioner (intermediário). No entanto, o Foundation conta com um novo currículo que exige do profissional conhecimento nas cinco principais publicações da ITIL V3. Na ITIL V2 Foundation o candidato tem de estudar os processos dos livros "Suporte ao Serviço" e "Entrega do Serviço".
O Practitioner, que na ITIL V2 tem um foco em profissionais com carreira técnica, ganha mais espaço na ITIL V3. "As certificações intermediárias são importantes para quem não tem nenhuma certificação em ITIL ou só possui o Foundatition na V2", explica o presidente da IT Partners, consultoria de governança e tecnologia, especializada em treinamento, Cesar Monteiro. Neste caso, o programa reúne quatro módulos. As certificações Practitioners também pontuam neste novo esquema de qualificação. Cada um desses módulos acumula 3.75 pontos.
O nível ITIL Manager da V2 é equivalente ao ITIL Expert na V3, porém agora não é necessário fazer um exame, basta acumular 22 pontos para alcançar este título. Os pontos são reunidos conforme as certificações que são obtidas na base da pirâmide. Ao acumular o mínimo de 22 pontos nos módulos anteriores, o profissional recebe o certificado ITIL Expert na V3.
Link da matéria: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/07/21/o-que-muda-na-certificacao-itil-com-a-chegada-da-versao-v3/
A instituição Universal Postal Union (UPU), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena os serviços internacionais de correio, se engajou em um projeto para usar as etiquetas de rádio freqüência (RFID) para rastrear as entregas internacionais de correspondências.
A solução em estudo usa sistemas de processamento de etiquetas da empresa Reva Systems e entrará em fase de testes no final de agosto em 21 países. A UPU espera que a ferramenta seja usada em 100 países até 2012.
A UPU já estabelece regras para a qualidade dos serviços internacionais de correios, operados por diversas organizações diferentes nos vários países, definindo prazos e taxas padrão a serem cobradas e repassadas entre empresas.
Com as etiquetas, a organização teria mais condições de fiscalizar o cumprimento das regras das 15 milhões de correspondências que atravessam fronteiras diariamente em todo o mundo.
O sistema RFID usará tags escondidas dentro dos envelopes, que serão identificadas automaticamente à medida que passam pelos portais de leitura das agências centrais de correios. A meta da UPU é melhorar também a definição das taxas, determinando que cada país pague ao outro baseado na qualidade do serviço.
O sistema já é usado em alguns países com etiquetas semi-ativas, mas só servem para remessas de alto valor, pois o preço de cada etiqueta custa em torno de 20 dólares. (37 reais no câmbio de hoje, 11/8). De acordo com a UPU, um novo padrão, denominado Gen2, que usa etiquetas passivas, pode reduzir esse custo para 30 centavos de dólar por etiqueta (55 centavos de reais).
Uma das características marcantes da Geração Y é sua urgência por respostas, desejo nato e um tanto direto por resultados, feedback e recompensas. Enfim, dificuldade em lidar com situações que exigem paciência.
Crescemos ouvindo de nossos pais que devemos ter mais paciência com o mundo que nos cerca, pois sempre queremos tudo "para ontem". A Wikipedia possui uma definição bem interessante para paciência e que esclarece a maioria das dúvidas a respeito. Acredito que a definição seja única pra todos, porém a desenvolvemos com focos diferenciados, como jogos (xadrez, RPGs, jogos de estratégia, etc.), relacionamentos, hábitos (livros, jardinagem, surf) e muitos outros. No entanto poucas vezes a focamos no trabalho e em nossa carreira.
Uma carreira é construída com o tempo, e o tempo não passa mais rapidamente porque queremos, logo tentamos fazer com que as coisas aconteçam em menos tempo do que seria necessário. É nesse momento que devemos avaliar se realmente precisamos acelerar o processo ou não. Já diz o pensamento popular que o que vale não é o destino mas a jornada, e o que é a jornada senão nosso dia a dia com suas vitórias e derrotas?
Se nossas atividades exigem paciência em sua solução, nós a empregamos com o máximo de critérios e sem problemas, mas quando essa mesma paciência é requisitada para alcançarmos uma promoção, ela é rapidamente encarada com suspeitas e desconforto. Devemos aprender que paciência faz parte do trabalho, assim como analisar o ambiente que nos cerca em busca da melhor oportunidade, e essa é a palavra chave para o momento econômico que vivemos.
Devemos aprender a desenvolver a paciência como forma de potencializar as chances de encontrarmos boas oportunidades, as vezes uma promoção de certa forma "forçada" de nossa parte poderia ter sido melhor para nossa carreira se ocorrida 6 meses ou 1 ano mais tarde, pois teríamos mais experiência e mais chances para saber lidar com os novos problemas a serem resolvidos.
Diversos artigos sobre a Geração Y ressaltam que nossa vontade de crescer rapidamente faz com que queimemos etapas importantes em nosso desenvolvimento, e muitas vezes é verdade. Devemos aprender a observar o caminho que desejamos trilhar e tentar descobrir quando as mudanças são necessárias. Saber esperar pelo melhor momento para agirmos ao invés de sermos sempre impulsivos é imprescindível para uma carreira de sucesso.
Você pratica a paciência em sua carreira e em seus objetivos?
Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/44022-como-buscar-oportunidades
Ao tentar se recolocar no mercado de trabalho, existem algumas práticas que contribuem. Quando um profissional decide procurar por novas oportunidades profissionais, além do currículo, que é o cartão de visita, o networking e a entrevista são as principais ferramentas dessa etapa. Principalmente, se o profissional passou um longo período em uma mesma empresa. O início do processo de busca de oportunidades de carreira requer dedicação e planejamento.
Segundo a empresa especializada em Recursos Humanos, a Career Center, algumas atitudes são capazes de ajudar a se destacar no mercado.
- Currículo: inserir os resultados alcançados apresenta o quanto você pode trazer da sua experiência para a empresa e pode proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Além de falar dos cargos exercidos, das atividades realizadas e do período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens o profissional trouxe no período em que exerceu a função.
- Networking: agora é a hora de procurar por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um e prepare-se para restabelecer contato. Atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois networking é uma forma de troca de conhecimentos. Cerca de 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se ideias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.
- Planejamento financeiro: é importante se programar para não passar 'aperto' durante o período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para não ter maiores problemas durante o processo de reinserção no mercado.
- Antes da entrevista: descubra tudo o que puder a respeito da empresa, pois você poderá ser questionado: "O que sabe sobre a nossa empresa?". Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.
- Durante a entrevista: não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso em uma entrevista. A entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva.
- Salário: a dica é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível, se necessário comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.
Para finalizar, a empresa recomenda que além dessas dicas é essencial ter planejamento de carreira e sempre demonstrar interesse e entusiasmo pelo que faz.