Faculdades de TI diminuem dificuldade com medo de perder alunos
Leitores discutem o problema da falta de interesse em cursos de tecnologia e culpam universidades pela situação ruim.
Saiu na COMPUTERWORLD
A reportagem que coloca o futuro de TI no Brasil em xeque por falta de interesse nas carreiras técnicas gerou discussão como nunca antes no COMPUTERWORLD. A alegação das empresas de que os estudantes não estão prontos para o mercado de trabalho fomentou os debates.
A grande razão desse problema, segundo inúmeros leitores, são as universidades. Preocupadas com o êxodo de alunos (e com o maior interesse que outras carreiras mais tradicionais despertam), essas faculdades abrem mão da excelência para garantir que as carteiras permaneçam ocupadas.
O estudante universitário Marco Floriano, do curso de Ciências da Computação, conta que testemunhou a desistência de muitos alunos do curso por considerarem as matérias – principalmente as relacionadas à matemática – difíceis. “Para reter os alunos, a medida das faculdades foi diminuir a dificuldade mesmo. Assim, não há como os profissionais chegarem preparados ao mercado”, revela.
O leitor de Porto Alegre João Batista Brogni, que trabalha com suporte de redes há 12 anos, acredita que falta atualização de muitos professores da rede de ensino. “Existem inúmeros professores nas universidades que não acompanharam a evolução tecnológica e, parece, não fazem questão de se atualizarem”, criticou.
Ele afirma que os professores, experientes ou novos, possuem apenas experiência acadêmica, com pouca atuação no mercado profissional. Sem conhecer qual é a realidade do mercado, argumenta Brogni, fica difícil preparar os estudantes para atuar nas empresas. “Os professores deveriam ter certificações nas tecnologias que lecionam e um tempo mínimo de experiência profissional no mercado de trabalho”, diz.
Problema na formação básica
A professora de graduação de TI, Maria Vanderlea, defende os acadêmicos. Ela aponta que o problema está nos alunos e vem antes da faculdade. “Como os alunos chegam despreparados ao ensino superior, o problema só piora quando partem para o mercado”, diz.
A professora completa: “Em disciplinas como matemática e programação, as dificuldades são visíveis e enormes”. Maria Vanderlea acredita que a sociedade não apoiar a educação básica em todas as disciplinas, “só assim é possível se reverter o cenário que se apresenta na área de TI”.
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Agora minha opinião.
Alguem tem duvida que isso é uma realidade?
No Brasil, educação não é levada a serio. Imagina se uma coisa dessas acontece na India?
La eles estudam tecnologias deste o ensino médio. tem disciplinas que aqui somente existem em mestrado.
E la se estuda o dia inteiro. Aqui ate um tempo atras quando o filho dizia que queria trabalhar com tecnologia era taxado de louco.
Como um pais deste pode ir pra frente?
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