sexta-feira, 26 de junho de 2009

IBM anuncia projeto de certificações no Brasil

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/06/26/ibm-anuncia-projeto-de-certificacoes-no-brasil/

São Paulo - Empresa firma parceria com universidades para atender necessidade de mão-de-obra qualificada.

Por Redação do COMPUTERWORLD


De olho na necessidade do mercado em obter mão-de-obra capacitada, a IBM lança no Brasil um projeto de certificações. O "IBM Smart Professional" envolve parceria entre universidades e empresas, certificando profissionais de TI e estudantes em produtos de desenvolvimento de software.

O programa é estruturado em ciclos de certificação com duração média de três meses cada um. A universidade e a empresa participantes selecionam os alunos e os profissionais que farão parte do ciclo. A partir daí, um projeto de implementação de software é escolhido para ser utilizado como escopo do estudo.

De acordo com Ricardo Mansano, gerente da IBM Brasil, a falta de capacitação profissional é hoje um dos grandes inibidores na adoção de novas tecnologias. E o Smart Professional terá como missão facilitar o ingresso de estudantes no mercado de trabalho, auxiliando as empresas participantes do programa na certificação de seus profissionais.

O primeiro ciclo do IBM Smart Professional está sendo realizado na Universidade Federal de Pernambuco, em conjunto com a MV Sistemas, um ISV (Independet Software Vendor) da IBM, para suprir as necessidades de novos profissionais certificados na empresa. O programa deve certificar mais de 200 profissionais e estudantes em tecnologias IBM.

Outro exemplo acontece com a Nexxera, outro parceiro IBM, para a capacitação em WebSphere e projeto de hands-on com a mais nova versão de DB2, que envolverá um grupo de 150 alunos das universidades Catarinenses Unisul e Satc e profissionais da Nexxera.

Como parte dessa nova estratégia do programa de parcerias com universidades, o IBM Academic Initiative, a IBM promoverá sessões de certificação para a comunidade de TI em todas as suas linhas de softwares com o "IBM Smart Professional".

Além de Recife e Porto Alegre, outras sessões de certificação acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba entre junho e novembro. Serão mais de 90 títulos de certificação dos principais produtos IBM, e cada prova terá custo de 30 dólares.

Nenhum comentário: