quinta-feira, 2 de julho de 2009

Autodesenvolvimento: O grande desafio

Fonte: http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=3101

Na última reunião mensal do nosso Grupo de CIOs do Rio Grande do Sul
prestamos uma justa homenagem a Eduardo Werneck, ex-CIO da Refap que
se aposentou recentemente e é o primeiro membro do grupo a atingir
este status.

Durante seu agradecimento o colega Werneck - que havia ficado alguns
anos longe da TI quando foi convidado a assumir a posição de CIO da
Refap -  fez um comentário que me chamou a atenção: "Vocês não
imaginam o quanto a TI havia se modificado naqueles poucos anos!!" .

Esta frase me fez pensar na dificuldade que os profissionais de TI
enfrentam para manterem-se atualizados. Este é um desafio para
qualquer profissional, mas arrisco dizer que estamos militando em uma
área da administração particularmente demandadora.
Basta pensar como o cenário de tecnologia mudou nestes últimos 10 / 15 anos!

Provavelmente a mudança central tenha sido o advento da internet. Seu
surgimento trouxe inúmeros conceitos e produtos de tecnologia,
voltados a suportar os novos modelos de negócio do mundo WEB – SaaS,
SOA, WebServices, XML, Java, Orientação a Objeto, UML, Cloud
Computing, Virtualização, Web 2.0, Wikis, Blogs, Redes Sociais,
Instant Messaging, Mobilidade, Voip, etc.  Estas tecnologias fizeram o
conhecimento anterior virar pó... Para quem ainda não leu, recomendo a
leitura do livro "The world is flat", de Thomas Friedman, que nos seus
primeiros capítulos apresenta  uma síntese muito interessante da
evolução da TI e do mundo de Negócios.

Foi neste período de grandes mudanças tecnológicas que a maioria dos
CIOs hoje em atuação foram alçados a posição de líderes.
Nosso desafio nestes anos foi muito maior do que "estarmos
atualizados, prontos a aplicar as novas tecnologias".

O desafio foi (e tem sido) mobilizar as equipes da empresa a INOVAR os
processos e modelos de negócio, transformando toda esta tecnologia em
propostas de VALOR; obter o apoio financeiro da empresa para
concretizar as inovações; criar a cultura de gestão de projetos para
que as iniciativas fossem levadas a cabo com sucesso; criar a cultura
de serviços para que a entrega dos novos sistemas se desse com a
performance acordada; criar elementos para garantir o alinhamento
estratégico de tudo isto; e ainda gerir os custos que aumentavam sem
parar!

Isto é, tivemos que nos transformar em Gestores!

Há 10/15 anos atrás a maioria de nós não tinha noção da amplitude da
gestão.  A geração de "Gerentes de CPD" que nos precedeu era
essencialmente técnica, e pouco se discutia sobre a gestão da TI.
Provavelmente o que nos tornou líderes foi perceber antes dos outros
que o Modelo de Gestão da TI estava em construção, e que a competência
que precisávamos desenvolver não era técnica.

Dedicamos muito tempo e esforço aprendendo a ser Gestores. Aprendemos
lendo, discutindo e aplicando as novas metodologias e modelos de
referência de Gestão de TI: Cobit, ITIL, PMI, CMM, BS 27001,
outsourcing, rightsourcing, multisourcing, BPO, SLA, Service Desk,
Catálogo de Serviços,  SaaS, modelagem e automação dos processos da
cadeia da TI, alinhamento com a Estratégia do Negócio, Governança,
participação no board... ufa!

Trilhamos a rota da profissionalização da gestão de TI, algo
comparável à revolução da qualidade na indústria nos anos 80 e 90. A
exemplo dos  gerentes dos departamentos de qualidade desta época, os
CIOs atuaram decisivamente na mudança dos paradigmas da organização,
que estava aprendendo que a informação e o conhecimento eram os ativos
realmente relevantes para o sucesso.

Bem... E agora? Para aqueles que estão almejando ser os CIOs do
futuro, qual será a competência essencial a ser desenvolvida?
Uma coisa é certa: Autodesenvolvimento é o segredo do SUCESSO. Boa sorte!

Nenhum comentário: